Este manual foi desenvolvido visando apresentar o CP-Gestor Retail System aos novos usuários, servindo como guia de iniciação e tira dúvidas. É recomendado também aos usuários mais experientes, pois aborda detalhadamente todas as funcionalidades do modulo de Intercâmbio Eletrônico de Arquivos – CNAB.

         A leitura desse manual capacita os usuários do CP-Gestor a enviarem arquivos de remessa bancária para os bancos com o objetivo de agilizar o processo de pagamento dos títulos pendentes de pagamento no Contas a Pagar. 

         Para acessar a tela, basta clicar na opção do menu: 

Operacional>>Títulos>>Intercâmbio Eletrônico de Arquivos – Bancário (CNAB) 

Esta tela tem como objetivo a geração do arquivo de remessa, padrão CNAB 240 Itaú, para os títulos a pagar, sendo eles boletos ou títulos de concessionária: água, luz, TV ou telefone, etc.

Antes de começar a utilizar essa tela, é necessário efetuar alguns procedimentos.

Primeiramente deveremos definir se o tipo de pagamento irá permitir a geração de arquivos de remessa ou não, para isso acesse: 

Cadastro>>Tipos de Pagamento:  Localize o tipo de pagamento BANCO e habilite a opção “Gera Arquivo CNAB”. Habilite a opção em todos os tipos de pagamento necessários para sua utilização.

Agora será necessário informar o número do código de barras nos títulos a serem pagos. Acesse: Operacional>>Títulos>>A Pagar.

Localize os títulos que possuem boletos, selecione o título e pressione as teclas: CTRL+D ou clique com o botão direito do mouse e selecione a opção: Lançamento e aceite de boleto.

Caso o boleto venha com o valor de Desconto embutido, informe o valor de desconto e marque o item: Considera Desconto no Boleto?

Caso utilize leitor de código de barras marque a opção: Utilizar Leitor?

Preencha o campo Código de Barras, certifique-se que a data de vencimento e valor estão corretos e clique no botão <OK>. Repita esse procedimento para os demais títulos.

O próximo passo, será gerar o arquivo de lote com os títulos a serem pagos. 

Acesse: Operacional>>Títulos>>Intercambio Eletrônico de arquivos – Bancário (CNAB).

Informe a loja e o período de vencimento dos títulos e clique no botão verde. Serão listados os títulos que possuem os códigos de barras preenchidos e validados. Selecione os títulos para geração do arquivo de remessa e clique no botão Gerar Remessa, conforme imagem abaixo:

Irá abrir uma segunda tela e nesta terá que informar a data de pagamento (data em que deseja realizar os pagamentos), conta bancária utilizada e a loja. Clique novamente no botão gerar e escolha o local para salvar o arquivo de remessa, posteriormente envie esse arquivo pelo site do banco Itaú. Conforme imagem abaixo:

Posteriormente ao envio do arquivo de remessa, poderemos verificar os lotes enviados e quais títulos pertencem a cada lote, clique sobre a aba Lotes, informe a loja e o período e clique em Pesquisar:  

Nesta tela é possível realizar manutenção no arquivo de remessa, ou seja, excluir títulos da remessa, desde que não tenha importado o arquivo pelo site do banco. Para isso clique sobre o título que deseja retirar e clique no botão Retirar, após a manutenção, clique no botão Arquivo e gere um novo lote:

Também é possível cancelar um lote, para isso selecione o lote e clique no botão Cancelar:

Após encaminhar o arquivo de remessa para o banco, poderemos importar o arquivo de retorno que será gerado pelo site do banco. Com o arquivo já gerado, selecione a aba Conciliação de Pagamento e clique sobre a pastinha amarela, selecione o arquivo de retorno e clique em Abrir:

Na imagem acima serão apresentados os STATUS dos títulos listados no arquivo de retorno, no exemplo acima os títulos foram agendados para pagamento no banco, porém existem outros status possíveis, sendo eles:

Recusados: Títulos recusados pelo banco;

Agendados: Títulos que estão com o pagamento agendado pelo banco.

Confirmação de Pagamento pelo Banco: Títulos pagos pelo banco;

Baixados no Sistema: Títulos pagos pelo banco e baixados no CPGestor.

A cada arquivo de retorno importado, será gerado uma visualização com os status dos títulos.

Os títulos que estiverem com o Status “Confirmação de Pagamento pelo banco, poderão ser baixados pelo CPGestor, para isso marque somente os títulos que estão com a legenda VERDE   e clique no botão BAIXAR, conforme imagem abaixo: 

Você poderá usar o filtro “Confirmação de Pagamento pelo Banco” para listar somente os títulos pagos, a fim de realizar a baixa.

Clique em SIM e conclua a baixa do título. 

Solicitação de Cancelamento de Pagamento Agendado:

Caso queira cancelar a solicitação de pagamento gerada em alguma remessa, será necessário pegar o arquivo de retorno que o banco fornece para registrar o status (Ex: Pagamento agendado) de cada título e juntamente com essa informação importamos o código “Nosso Número” que é número de lançamento do título nos registros do banco.  Somente após a importação do arquivo de Retorno do banco é possível realizar a solicitação de cancelamento do pagamento.

Acesse a aba títulos, informe a loja e data de vencimento do (s) título (s). Selecione o filtro referente a legenda “VERDE”, marque o título e clique no botão cancelamento

Abrirá a seguinte tela:

Informe a data que irá solicitar o cancelamento, a conta bancária e clique no botão GERAR, salve o arquivo de remessa e encaminhe ao banco.
           Lembrando que, geralmente, o título só poderá ser cancelando um dia antes do seu vencimento, mas essa regra poderá variar de um banco para outro.

Outras formas de inclusão do código de barras na duplicata: 

Importação de Nota Fiscal Eletrônica por XML: 

Acesse: Operacional –> Compras / Entrada de NFs –> Importação das NFs eletrônicas de entrada (XML) 

Localize e selecione a nota para lançamento do boleto, clique na aba Duplicatas:

Clique duas vezes no registro da duplicata se já tiver sido lançada ou clique no botão novo para criar uma nova duplicata.

Preencha as informações da duplicata. 

Somente marque a opção: Considerar Desconto Fidelidade no Boleto? Caso o boleto já venha com o desconto fidelidade debitado do valor.

Somente marque a opção Utiliza Leitor?  Se a leitura do código de barras estiver sendo feito por leitor. Digite ou faça a leitura do código de barras com o uso de um leitor e clique no botão Gravar. 

Romaneio de Entrada de Notas Fiscais:

Acesse: Operacional –> Compras / Entrada de NFs –> Romaneio de Entrada – Recebimento de Mercadorias

Informe a loja e o número da Nota Fiscal Eletrônica que será lançado o boleto e clique no botão alterar duplicatas:

Clique duas vezes no registro da duplicata se já tiver sido lançada ou clique no botão novo para criar uma duplicata.

Preencha as informações da duplicata.

Somente marque a opção: Considera Desconto Fidelidade no Boleto? Caso o boleto já venha com o desconto fidelidade debitado do valor.

Somente marque a opção Utiliza Leitor?  Se a leitura do código de barras estiver sendo feito por leitor.

Digite ou faça a leitura do código de barras com o uso de um leitor e clique no botão Gravar

Entrada de Nota Fiscal Manual

Opções: Operacional –> Compras / Entrada de NFs –> Entrada de Notas Fiscais

Faça a digitação da Nota Fiscal e na Aba: (Contas a pagar F9) ao informar os dados das duplicatas, preencha as informações na tela abaixo:

Somente marque a opção: Considera Desconto Fidelidade no Boleto? Caso o boleto já venha com o desconto fidelidade debitado do valor. 

Somente marque a opção Utiliza Leitor?  Se a leitura do código de barras estiver sendo feito por leitor. 

Digite ou faça a leitura do código de barras com o uso de um leitor e clique no botão Gravar

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Victor Castro

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