O usuário deve observar se o cadastro está correto e devidamente preenchido:
Tipo de Operação: Este campo determina se o tipo da Operação da Nota Fiscal é de Saída ou de Entrada, contendo as descrições para isso. Ex. Vendas – Saída , Devoluções – Saída, Compras – Entrada, etc.
Código de Operação: É um código interno do Sistema que faz referencia aos Códigos Fiscais de Operação. Podemos ter mais de um código de operação cadastrado com funcionalidades diferentes. Ex. 51200 – Vendas (que não movimentam estoque) ou 51201 (vendas que movimentam estoque, Geram contas a receber), mas com códigos Fiscais de Operação e prestação iguais.
Utiliza Tributação: Aqui o usuário tem a opção de escolher se o sistema vai trazer a tributação de saída ou entrada no item que esta sendo emitido, ou nenhuma.
Utiliza (PIS/COFINS): Aqui o usuário tem a opção de escolher se o sistema vai trazer o PIS e a COFINS de saída ou entrada no item que esta sendo emitido, ou nenhuma.
Código de Movimentação Estoque : Este campo é o que define se a nota irá movimentar estoque ou não, se o campo estiver em branco, ao utilizar o CFOP o sistema não irá movimentar o estoque, mas se estiver com algum código de movimentação preenchido o sistema irá movimentar o estoque de acordo com o código informado.
Gera Contas: Aqui o usuário tem a opção de escolher para qual modulo será enviado o lançamento financeiro ( A PAGAR OU A RECEBER ) ou não gera.
Código Movimentação Financeira : Com a funcionalidade parecida com o campo anterior, este campo define se irá gerar movimentação financeira, ou seja mandar os dados de FATURA para o contas a pagar ou a receber, ou não gerar nenhum dos dois se o mesmo estiver em branco.
Gera Contas : A Receber ou a Pagar ou Nenhuma, este campo define para onde o sistema irá incluir a fatura da emissão da Nota .
Tipo de Pagamento: Determina o tipo que será liquidado a Nota Fiscal, se Banco (Duplicata – Boleto), Cheque, Deposito, á vista, etc.
Banco Emissor: Determina o Banco que vai ser Emitido o Boleto
Banco Pagador: Determina o Banco que será pago ou liquidado o boleto.
Configuração do Código Fiscal de Operação e Prestação (CFOP):
DENTRO DO ESTADO
(CFOP) PRINCIPAL: É o Código Fiscal que faz referencia sendo dentro do Estado Sem ST
(CFOP) Operação Oposta: ( Não Utilizar)
(CFOP) S.T: É o Código Fiscal que faz referencia sendo dentro do estado COM ST.
FORA DO ESTADO
(CFOP) PRINCIPAL: É o Código Fiscal que faz referencia sendo “FORA” do Estado Sem ST
(CFOP) Operação Oposta: ( Não Utilizar)
(CFOP) S.T: É o Código Fiscal que faz referencia sendo “FORA” do estado COM ST.
INTERNACIONAL
(CFOP) PRINCIPAL: É o Código Fiscal que faz referencia a mercadorias importadas ou exportadas para outros países.
PARÂMETROS GERAIS – Servem para determinar as funções que um Código de Operação vai ter , tanto na emissão de notas quanto na Entrada de Notas.
[x] Utilizar Preço de Venda na Emissão da Nota?
[x] Utilizar EMBALAGEM DE COMPRA?
[ ] Alterar preço de venda na ENTRADA de notas?
[ ] Nota Fiscal de Bonificação
[ ] Operação de Controle Interno ?
PARÂMETROS REQUISIÇÃO – Servem para determinar as funções que a Rotina de Requisição ira ter.