É obrigatório no sistema utilizar o campo título de grupo?

R: Esta opção não é obrigatória, basta não clicar neste campo no momento do cadastro.

Por que o sistema não permite acesso ao campo “documento” quando estou fazendo o lançamento contábil?

R: No cadastro da empresa -> parâmetro contábil existe um campo “Documento Automático”. Se estiver habilitado, o sistema levará o número do lançamento para o campo do “documento” e não dará acesso ao usuário para alterá-lo. Nesse caso, basta desabilitá-lo.

No lançamento contábil, o histórico tem 5 linhas, mas quero usar somente as 3 primeiras, como proceder?

R: Nesse caso, é preciso habilitar os campos das descrições 1, 2 e 3 no menu -> Auxiliar -> Opções, na aba “Configuração do lançamento”.  Com isso, o sistema não passará nas linhas 4 e 5, agilizando o lançamento.

Como posso excluir todos os lançamentos de um mês?

R: O usuário tem duas opções:

  1. Selecionar a opção -> Lançamento -> Visualização Modo Lista e excluir um a um. Se utilizar essa opção não tem como recuperar os dados.
  2. Utilizar a opção de “separação de movimento”. Nesse caso, o sistema irá excluir os lançamentos gerando um arquivo. Caso haja necessidade de restaurar esses lançamentos excluídos, basta fazer a “junção”. Leia mais no item “Separação/Junção”.

Tem como travar um mês para não ser alterado?

R: Sim, mas o usuário deverá configurar essa função no menu -> Auxiliar -> Opções, na aba “Liberação de lançamentos – Trava/Destrava”. Ao travar o mês, o sistema permite apenas a consulta dos lançamentos.

Como saber se um lançamento foi ou não digitado?

R: O usuário deverá acessar a opção -> Lançamentos -> Localizar e escolher a rotina: localizar por registro, por documento, dia ou por valor.

O sistema avisa se a conta ficará com saldo estourado?

R: Sim, o sistema irá apresentar uma mensagem de advertência no momento do lançamento. Porém, o usuário deverá configurar essa função no menu -> Auxiliar -> Opções, na aba “outras opções – consiste saldo da conta em lançamentos”.

Tenho um lote de múltiplos com muitos lançamentos, mas quero excluir somente alguns. Vou ter que excluir todo o lote e cadastrar de novo?

R: Não. O sistema permite a exclusão de lançamento múltiplo sem afetar o restante do lote. Para isso, ele faz uma pergunta logo após a exclusão do lançamento: “Deseja excluir todos os registros deste lote?”.

Ao informar “não” o sistema não exclui os outros registros pertencentes ao lote.

Na tela de lançamento tem como consultar os lotes?

R: Há uma opção “LOTE” no rodapé da tela de lançamento, que traz a lista de todos os lotes (em aberto e fechados).

Meus lançamentos estão fora de ordem, como posso ordená-los?

R: O usuário poderá renumerar os lançamentos através da opção -> Auxiliar -> Renumeração.

Como fazer para alterar lançamento em meses anteriores dentro de um mesmo exercício?

R: A alteração poderá ser feita em qualquer mês, mas antes deverá ser selecionado o mês na opção -> cadastros -> seleção do mês/ano do movimento.

O sistema tem opção de trazer sempre o mesmo histórico no momento do lançamento?

R: Sim. O sistema tem (além da opção de manter o código histórico), manter também o dia, as contas, a descrição do histórico, centro de custos e valor.

Mas para isso, é preciso configurar essas funções no menu -> Auxiliar -> Opções, na aba “Configuração do lançamento”.

Na tela de lançamentos, o total de débito e crédito estão com diferença. O que devo fazer?

R: Basta teclar F6 para totalizar e se não resolver, deverá ser verificado se há algum lançamento múltiplo em aberto. A função F6, não recupera saldos de contas com diferença no balancete, para esse caso deverá ser utilizada a opção de “atualização de saldos” no menu -> plano de contas.

O sistema não está abrindo o campo para informar o centro de custos de algumas contas. Como proceder?

R: É preciso verificar se nas contas contábeis e no cadastro da empresa, está habilitado o campo de “centro de custos”.

Cadastrei vários múltiplos, mas alguns não foram fechados. Onde posso verificar os lotes em aberto?

R: No menu de Relatórios, tem a opção -> Consistência. Nela, o usuário escolhe o tipo de lançamento que deseja consistir. Nesse caso, basta selecionar a opção “Lançamentos Múltiplos” e o período e o sistema apresentará todos os lotes em aberto.

O sistema tem opção de NÃO informar o dígito das contas no lançamento?

R: Sim. Mas é preciso desabilitar o campo “Dígito das contas contábeis” no menu -> Auxiliar -> Opções, na aba “Configuração do lançamento”.

Tem como alterar a conta no momento do lançamento, se no histórico ela estiver informada?

R: Se a conta contábil estiver informada no histórico, não tem como alterá-la no momento do lançamento.

O que é a Separação de Lançamentos?

R: A separação tem a função de excluir os lançamentos contábeis de uma só vez, de acordo com a seleção do lançamento inicial e final.

Nesse caso, o sistema irá excluir os lançamentos gerando um arquivo.

Ao fazer a Separação tem como trazer de volta os lançamentos?

R: Sim, basta fazer a junção de lançamentos, mas é preciso saber onde e com qual nome foi salvo o arquivo separado.

 

Posso salvar os lançamentos separados direto num disquete?

R: Sim, basta informar o drive de destino.

O que é a Junção de Lançamentos?

R: A junção tem a função de restaurar os lançamentos contábeis, de acordo com a seleção do lançamento inicial e final, separados anteriormente pela opção de separação.

Após a junção, é preciso fazer a reorganização dos arquivos?

R: Não é necessário, salvo se o sistema não reconhecer os lançamentos restaurados.

Depois que fiz a junção, os lançamentos estão desordenados, o que devo fazer?

R: Nesse caso, poderão ser renumerados através da opção -> Auxiliar -> Renumeração.

Para que serve a opção “excluir origem” na consolidação?

R: Se esta opção estiver habilitada, no momento da consolidação, o sistema irá excluir os lançamentos da matriz e filial, permanecendo apenas os lançamentos consolidados na empresa consolidada.

Como posso restaurar os lançamentos da matriz e filial excluídos na consolidação?

R: Basta selecionar a empresa consolidada, acessar a opção -> Consolidação e na opção -> Exclusão, clicar em “Voltar Lançamentos” e em seguida, clicar em “EXCLUIR”. Obs.: Serão excluídos os lançamentos da empresa consolidada.

Estou tentando emitir um razão por seleção de contas, mas não sai nada na impressão. O que devo fazer?

R: Para emissão do razão por seleção de contas, o usuário deverá informar as contas e em seguida teclar o sinal de (+) para levar as mesmas para o campo “contas selecionadas”.

Onde posso imprimir as planilhas de digitação?

R: Para imprimir as planilhas de digitação, basta selecionar a opção -> Relatórios -> Planilha Contábil.

Poderá ser impresso um demonstrativo de resultado, após o encerramento de exercício?

R: Sim, o usuário poderá imprimir um demonstrativo de resultado após ter feito o encerramento.

Como emitir o livro caixa?

R: O usuário após ter feito os lançamentos, poderá imprimir o livro caixa pela opção -> Relatórios -> Livro Caixa. Com opção de 4 modelos.

Para que serve a opção “consistência”?

R: Esta opção tem a função de verificar os lançamentos em aberto, com diferença de saldos, contas inexistentes, enfim, alguma irregularidade nos lançamentos.

 

Como transferir o saldo de um exercício para exercício seguinte?

R: Para transferir o saldo de um exercício para o outro, basta fazer o encerramento do exercício, e acessar a opção -> Auxiliar -> Transferência de Exercício, informar o próximo exercício e a empresa para que o saldo seja transferido automaticamente.

Poderá ser iniciado um novo exercício, sem que o anterior tenha sido encerrado?

R: Sim. Pode ser iniciado um exercício sem que o outro seja encerrado, porém deve-se atentar aos saldos após a transferência.

É possível trabalhar integrar a Escrita Fiscal e a Contabilidade da Controller?

R: Sim, o usuário poderá utilizar os sistemas de Escrita Fiscal e Contabilidade, integrados automaticamente. Inclusive temos os sistemas de Faturamento CPSeven, Folha de Pagamento e Controle Patrimonial que também possuem integração contábil.

Para que servem os campos “Código do histórico” e “Código do Plano” no cadastro da empresa?

R: Estes campos têm 3 funções:

  1. Se for informado o código da empresa, o sistema entenderá que o plano/histórico é individual para a mesma. Sendo nesse caso, que qualquer alteração feita no plano/histórico terá efeito somente para a mesma.
  2. Se deixar em branco, o sistema entenderá que a empresa vai trabalhar com arquivo único. Nesse caso, para todas as empresas que estiverem com esse campo em branco, o sistema irá usar o mesmo arquivo, onde se houver alteração em algum dado, será alterado em todas.
  3. Poderá também utilizar o plano/histórico já cadastrados de uma outra empresa, bastando informar neste campo, o código da empresa original.

O que irá mudar no meu plano se eu utilizar plano de contas com 6 graus?

R: Mudará a estrutura do plano contábil, sendo que as contas de grau 6 é que deverão ser utilizadas para lançamentos contábeis e as de grau 5, passarão a ser totalizadoras, influenciando também nos centros de custos, que não poderão ser utilizados.

Se excluir uma empresa, todos os arquivos serão apagados?

R: O usuário poderá excluir a empresa normalmente, porém o sistema também tem opção de apagar ou não os arquivos relacionados à mesma. Inclusive se informar “sim” para apagar tudo, o sistema apaga os arquivos relacionados aos outros sistemas da Controller-Plus (Contabilidade, Ativo Fixo, Inventário).

Posso usar um plano para cada exercício?

R: Sim, para isso, o usuário deverá acessar o cadastro da empresa -> parâmetro contábil, e habilitar a opção “Plano de contas por exercício”. Nesse caso, as alterações feitas no plano de contas dentro de determinado ano, não irá interferir em outros exercícios.

Porque durante o cadastro de novas contas, o sistema sugere os códigos reduzidos de 5 algarismos?

R: O sistema traz a numeração seqüencial das contas automaticamente, porém o usuário poderá alterar e informar o número desejado, porém a numeração terá sempre 5 algarismos.

Uma conta já cadastrada, poderá ter o código reduzido alterado?

R: Não, após ter sido gravada a conta, não tem como alterar o código reduzido.

Os saldos das contas são atualizados automaticamente?

R: Sim, o sistema faz a atualização automática a cada inclusão, alteração e/ou exclusão. Porém, caso haja alguma diferença nos saldos, o usuário deverá solicitar a opção “Atualização de Saldos” para recalcular os valores de um determinado período e/ou conta. Se a diferença persistir, deve ser analisado se há lançamento múltiplo em aberto e/ou algum lançamento com conta inexistente (excluída do plano após o cadastro do lançamento).

O sistema imprime algum relatório de contas estouradas?

R: Sim, na emissão do relatório de plano de contas no menu -> Plano de contas -> Imprimir, o usuário poderá informar os “Parâmetros” para impressão onde consta também a opção de “imprimir saldos estourados”.

Como posso copiar o plano de uma empresa para outra?

R: Para fazer a cópia via sistema, o usuário poderá utilizar a opção “busca do plano” no menu do plano de contas.

Como devo fazer a implantação de saldos?

R: O usuário deverá acessar o menu -> plano de contas e a opção -> implantação de saldos.

Em seguida, deverá selecionar a conta e informar o saldo de implantação.

Obs1: O sistema irá levar sempre o valor implantado para o mês anterior.

Obs2: Se a conta é redutora e não foi informado isso no cadastro da mesma, deverá ser implantado o saldo com sinal de (-). Isso vale também para as contas com saldo estourado.

Como posso zerar o saldo de implantação?

R: Para zerar o saldo de implantação, o usuário deverá acessar o menu -> Plano de contas e a opção -> Recuperação de Saldos, e nesta tela acessar o “Zeramento” e habilitar o campo “saldo inicial”.

Obs.: Uma vez zerado o saldo inicial, não tem como recuperá-lo.

Onde está a opção de imprimir o plano de contas?

R: Está no rodapé do menu -> Plano de contas a opção Imprimir. Tendo também opção de selecionar as contas desejadas e por ordem alfabética.

É possível determinar a máscara da classificação contábil?

R: No sistema da Controller, não tem esta opção de máscara da classificação contábil.

Para quer serve o campo “Código do Grupo” no histórico?

R: Este campo tem a finalidade de agrupar os históricos. Por exemplo: Grupo A se refere às Despesas, Grupo B se refere às Receitas, etc.

Qual a finalidade do campo “Reduzida” no histórico?

R: Este campo é utilizado para informar a descrição reduzida do histórico e função é auxiliar na busca do histórico.

Por exemplo: No momento do lançamento, no campo “CÓDIGO DO HISTÓRICO” se ao invés de informar o código, INFORMAR essa descrição “reduzida”, o sistema busca o histórico automaticamente.

Estou tentando imprimir os históricos por ordem alfabética, mas não sai nenhum, como devo proceder

R: Se a opção de ordem for por “descrição”, o usuário deverá informar a letra inicial e letra final na opção de “faixa inicial e final”. Se for por código, deverá informar a numeração inicial e final.

Posso excluir o histórico pela visualização modo lista?

R: Sim. Basta estar com o cursor no histórico que deseja excluir e clicar em “EXCLUIR”.

Qual a diferença entre os modelos 1 e 2 do histórico?

R: No modelo 1 são impressos: grupo, código, descrição normal e reduzida, e as contas débito/crédito (apenas o código). No modelo 2 são impressos: grupo, código, descrição reduzida, e as contas débito/crédito (com as descrições).

Como posso copiar o histórico de uma empresa para outra?

R: Para fazer a cópia via sistema, o usuário poderá utilizar a opção “busca do plano” no menu do plano de contas.