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6 maneiras de otimizar seu aplicativo de varejo para conquistar novos consumidores usuários de smartphones

Se você é um supermercadista sem um aplicativo para dispositivos móveis, talvez seja hora de pensar em criar um. E se você já tiver um, talvez seja hora de rever como está a experiência do usuário. Porque o crescimento do comércio móvel está mais forte do que nunca.

Claro, ter um aplicativo, e ter um aplicativo utilizável são duas coisas diferentes. A otimização de aplicativos de varejo é a chave para criar uma experiência com os consumidores usuários dos smartphones.

Então, como você pode garantir que seu aplicativo  esteja realmente otimizado?

1. Torne fácil encontrar

Isso pode parecer óbvio, mas antes que os consumidores possam usar seu aplicativo, eles precisam saber que ele existe. Deixe seus consumidores usuários dos smartphones saberem que há um aplicativo com essas estratégias:

  1. Smartbanners – um banner pop-up na loja virtual que fornece um link para download direto da loja de aplicativos.
  2. Chamadas de página do produto – coloque links para o aplicativo nas páginas de categoria e produto
  3. Links diretos que permitem que seus consumidores passem facilmente da Web para o aplicativo.
  4. Incentive os consumidores existentes – é mais provável que os consumidores que compram na sua loja virtual se interessem pelo seu aplicativo.
  5. Promoções na loja – treine sua equipe para usar e promover o aplicativo. Além disso, permita que seus clientes saibam, por meio da sinalização na loja, que seu aplicativo pode melhorar suas visitas na loja com scanners de produtos, cupons e programas de fidelidade no aplicativo.
  6. Mídias sociais – ao promover seu aplicativo por meio de canais sociais, transforme seus botões de CTA em botões de “uso do aplicativo” que levam os consumidores diretamente para o aplicativo a partir de seus feeds sociais.

2. Faça o consumidor conectado

Agora seus consumidores estão no aplicativo. O que eu faço? Hoje, uma jornada perfeita de consumidores deve está conectado.

Os melhores aplicativos são projetados para a funcionalidade na loja e online. Ordens da Web devem ser sincronizadas e visíveis no aplicativo e vice-versa. Com serviços de inventário em tempo real, o inventário disponível na Web e na loja deve estar disponível para usuários em todos os canais.

As ativações na loja, as promoções de mídia social e o website precisam ser sincronizados com seu aplicativo para que os clientes possam navegar e comprar facilmente em todos os canais.

 

3. Melhore seu aplicativo constantemente

Todo aplicativo é um trabalho em andamento. Para realmente saber o que os consumidores querem, você deve procurar implementar o feedback dos clientes.

Uma pesquisa da Alligatortek sobre longevidade de aplicativos descobriu que, embora os aplicativos de comércio eletrônico sejam o quarto tipo de aplicativo mais baixado, eles também são os quatro mais excluídos, talvez indicando que muitos varejistas não estão respondendo com rapidez suficiente às necessidades dos clientes. Diminua seus usuários que abandonam o aplicativo analisando constantemente a interface e o conteúdo e atualizando com frequência.

4. Torne Social

A mídia social tornou o comércio eletrônico uma experiência interativa. Ao incentivar os usuários de aplicativos a compartilhar sua experiência com amigos, os varejistas podem criar vínculos sociais na experiência do consumidor.

É aqui que o conteúdo gerado pelo usuário também pode ser usado. Considere integrar uma plataforma social no aplicativo, onde os consumidores podem compartilhar seus próprios conteúdos e experiências para mantê-los engajados.

5. Torne Recompensador

Fidelize os clientes com ofertas especiais, cupons e descontos para incentivá-los a comprar em suas lojas e recompensá-los por usar seu aplicativo. Esses pequenos incentivos vão longe para garantir que seus clientes fiéis continuem voltando.

6. Compra Fácil

Seu aplicativo está lá para facilitar a vida do comprador e melhorar a experiência de compra.

Os produtos, juntamente com resenhas, recomendações de produtos e tudo mais, devem ser fáceis de encontrar, navegar e visualizar. As informações de pagamento do comprador devem ser armazenadas para facilitar a compra repetida.

Se seus clientes precisarem de assistência, isso deve ser fácil de encontrar. Considere adicionar um Chat ou número de telefone que se conecte a uma pessoa real. No entanto, se o seu aplicativo estiver totalmente customizado, certamente que seus clientes nunca vão precisar utilizar!